quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prova do Fogo

Nesta tarefa o convite é que a gente se coloque em movimento, seja empreendedor. Olhe para o entorno, perceba-o e veja como pode transformá-lo.
Comecei a pensar no que poderia fazer e imaginei o lugar mais próximo de mim: o meu prédio!
Para saber melhor o que poderia ser feito, comecei a conversar com os funcionários do prédio.
Conversando com seu Wilson, que é o zelador, ele me disse que sempre quis arrumar o bicicletário. Tem muitas bicicletas que não são mais usadas e acaba faltando espaço para as bicicletas dos moradores. Eu comecei a pensar que era ideal para fazer a ação, pois me punha em movimento. Muitas vezes eu reclamei do bicicletário, porque estava bagunçado e não tinha espaço para minha bicicleta, mas nunca me coloquei em ação. Uma ótima oportunidade para me por em movimento e transformar positivamente um local de uso do prédio todo!
A partir da conversa com ele, elaboramos um plano de ação:
1. Falar com seu Prudencio, que é o síndico, para que ele autorize a ação;
2. Identificar junto aos moradores do prédio a bicicleta de cada um.
3. As bicicletas que não forem identificadas, podem ser removidas.
4. Como precisamos dar um destino as bicicletas velhas, me prontifiquei a ir a uma oficina de bicicletas que fica perto do prédio, para ver se eles tem interesse em ficar com as bicicletas velhas, para usarem peças etc.
Assim que seu Wilson der um ok, começamos a arrumação do bicicletário.

Além do seu Wilson, também conversei com a Dona Maria José, que faz a limpeza do prédio. Começamos a conversar sobre sonhos e ela me falou que o maior sonho dela era aprender a ler e escrever. Nossa!!! Eu sou professora! Posso colaborar muito com dona Maria José! Conversei com ela e combinamos de ter aulas na minha casa. Vamos começar na segunda feira! Já procurei um livro que possa ajudar no processo de alfabetização de adultos e pedi uma ajuda para uma colega professora da faculdade, que tem bastante experiência com alfabetização de adultos. Pronto! Agora, é só começar as aulas!
Vejam abaixo fotos do seu Wilson, da Dona Maria José e do bicicletário do meu prédio.



Assim que fizermos a arrumação, tirando as bicicletas velhas que ninguém está usando, posto mais fotos. também vou postar fotos da aula da dona Maria José.
Fiquei super feliz com essas duas iniciativas! As vezes, a gente quer transformar espaços longes do nosso cotidiano e esquece de olhar para o que está mais perto, para as pessoas com as quais convivemos todos os dias. Essa prova me fez pensar na minha primeira comunidade, o meu prédio, um espaço que divido com os funcionários e com os outros moradores. Também me fez pensar nas habilidades que tenho - no caso, ser professora - e que posso por a disposição dos outros, impactando positivamente o coletivo.
Agradeço a oportunidade de fazer esse "Caminho do Sim". tem me ajudado a repensar muitas coisas e poder construir, todos os dias, a melhor versão de mim mesma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário