segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Prova da Terra

Para fazer a Prova da Terra, refleti bastante. Pensei no meu cotidiano e nas minhas atitudes. Muitas coisas já faço no meu dia a dia, pois minha família sempre praticou muito a reutilização e reciclagem. Sempre separamos lixo, revemos nossas coisas e partilhamos, doamos. Desde pequena, sempre vi minha mãe preocupada em não comprar mais que o necessário, em doar roupas que não usávamos mais para primos e conhecidos, em separar objetos que não usávamos mais para bazares da igreja, em preparar alimentos em casa etc.
Pensei que além disso tudo, devia entender melhor como melhorar minhas atitudes.
Li bastante sobre pegadas de carbono, emissão de gases. Calculei minha pegada de carbono e vi que não é muito grande, mas entendi que posso melhora-la. Umas das coisas que fiz foi apoiar um projeto sustentável, para compensar meu impacto ambiental, neutralizando as emissões de carbono.
Apoiei um projeto que está sendo realizado na Amazônia, com uma comunidade local. Abaixo uma pequena descrição do ecossistema da Floresta Amazônica.

A Floresta Amazônica é o ecossistema com mais destaque no Brasil, reconhecida particulamente por sua rica biodiversidade que se apresenta de forma única. A expansão agrícola e o desmatamento em geral que afetam a região vêm pressionando esse bioma significativamente. 
Longos e intensos períodos de seca ao leste da região vêm ameaçando severamente a biodiversidade da maior floresta do planeta. Pode-se notar também a diminuição das chuvas na região podendo causar mudanças no equilíbrio do bioma, impactando dessa forma no clima da Amazônia e do planeta como um todo.

http://www.sustainablecarbon.com/images/newSite/projects/calculator_choose_project_cavalcante_br.jpg


Vou listar o que já faço e o que pretendo melhorar:
1.Separo lixo limpo. Meu prédio se organizou e montamos em cada andar duas prateleiras: uma para lixo orgânico e outra para lixo limpo. Todo o prédio separa lixo, por andar.
2. Reutilizo material: por exemplo, vidros que vem com alimentos ou iogurtes, são usados como vasos para flores, como vasilhames para molhos, papeis de rascunho viram bloco de anotações.
3. Separo roupa que não uso mais e envio para bazares da igreja.
4. Como sou professora, trabalhamos com vários projetos voltados a sustentabilidade na faculdade. Estudamos com  as alunas de Pedagogia a geração de resíduos em escolas e elaboramos projetos em conjunto com as escolas, que pudessem diminuir os resíduos gerados. Alguns desses projetos estão em andamento, sendo acompanhados por mim e outros professores do curso.
5. Atualmente, a faculdade está participando de uma campanha que busca conscientizar sobre o lixo nas cidades. Montamos locais de recolhimento na faculdade, onde a comunidade toda - alunos, professores, funcionários - pode trazer potes de margarina, embalagens de shampoo e condicionador, lápis que não usam mais e colocar em cestos específicos. este material é embalado e enviado por correio para ser reciclado. Conforme a quantidade enviada, a universidade recebe um valor, que é destinado a entidades e organizações beneficentes. Colaborei na organização desse projeto.
6. Com as alunas de Pedagogia, também trabalhamos com oficinas de sucata, onde o material que é descartado, vira brinquedo para as crianças. Essas oficinas são dadas em escolas da região, como forma de colaborar para que cada escola repense como reutilizar seus resíduos e assim, as crianças também levam essas ideias para casa delas, multiplicando nossa capacidade de diminuir nosso lixo e dar outra utilidade para os resíduos.

O que posso melhorar:
1. Não tenho carro e como transporte uso ônibus, bicicleta e algumas vezes táxi. Vou tentar reduzir ao máximo a utilização de táxis e aumentar a utilização de transporte coletivo e bicicleta.
2. Conversei com um guerreiro que me inspira muito, Fernando Conte, e vou colocar uma composteira em casa.
3. Fernando também me incentivou a ter uma pequena criação de abelhas. Já estou vendo como posso fazer isso, local, preços, etc.
4. Tenho uma pequena varanda no meu ap e vou plantar e fazer uma pequena horta: orégano, hortelã, manjericão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário