sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Tarefa de Aquecimento

Nessa tarefa era pedido o seguinte:

Leia com atenção as seguintes frases e avalie se tem ou não essa qualidade:

1. Acredito na transformação do mundo de forma concreta
Tenho essa qualidade porque me vejo como uma pessoa que realiza, bem mão na massa! Penso que não basta sonhar em transformar o mundo. Precisamos fazer! E isso sempre me mobilizou. Busco sempre novas formas de mudar o que não está bom, o que não satisfaz. Não basta falar sobre o que queremos, mas encontrar formas de faze-lo. Como coloquei na minha apresentação pessoal, sempre busquei formas de fazer as transformações. Participando de grupos, de associações, buscando estar junto com outras pessoas que tivessem os mesmos sonhos. Fazer junto sempre é algo que estimula, dá mais força. Agora,tem um ponto que acho essencial: a primeira parte de transformar o mundo, deve ser tentar transformar a gente mesmo. E isso é o mais dificil! Porque todos nós temos nossos jeitos de ser e mudar o que não queremos mais em nós, tem que ser algo constante. A primeira mudança sempre deve ser a nossa, em nós mesmo! Como dizia Gandhi: Voce deve ser a mudança que deseja ver no mundo!!!

2. Consigo equilibrar sonhos + emoções, vontades e ações
Tenho parte dessa qualidade...Equilibrar sonhos e emoçoes, sonhos e ações é algo bem dificil! Aliás, equilibrio é algo bem delicado!
Busco esse equilíbrio, mas muitas vezes acho que o sonho chega até minhas emoçoes, até minhas vontades e se esvanece nas ações....Sou uma pessoa bem pé no chão e as vezes, avalio muito as coisas, antes de faze-las. isso, por vezes, segura meus sonhos. Acredito que esse caminho do sim vai me ajudar a concretizar sonhos!

3. Posso articular redes sociais e mobilizar pessoas para uma causa
Tenho essa qualidade, porque me vejo como alguém muita articuladora. Tem a ver com minha própria profissão. Professor é alguém que articula pessoas, articula saberes, articula grupos. Sou uma pessoa muito entusiasmada e acredito que isso ajuda a mobilizar as pessoas pelas causas que defendo. Se a gente fala de algo com paixão, se motiva pelo exemplo, as pessoas vem junto e somam trazendo as próprias ideias e emoções. 

4. Tenho capacidade de transformar sonhos em realidade
Tenho parte dessa qualidade...porque como já disse acima, as vezes racionalizo muito e deixo o sonho meio que dormindo....rsrs
Sonhos precisam ser acordados, despertados....
já transformei muitos sonhos em realidade, mas ainda existem muitos outros para serem sonhados e vividos!!!

5. Sou uma pessoa criativa
Tenho parte dessa qualidade...porque gosto de criar, gosto muito de escrever, inclusive poesias. mas ainda posso criar muito mais, posso transformar minhas inspirações em algo que inspire a outros também. quero desenvolver bem mais minha criatividade, buscando novas formas de expressá-la.

6. Procuro Inovar nas atitudes
Tenho essa qualidade porque estou sempre buscando novas formas, em tudo! Novas formas de trabalhar com meus alunos, novas formas de cozinhar - adoro gastronomia- , novas formas de escrever, novos autores para ler, novos países que quero conhecer, novas culturas. Inovar é procurar ver com novos olhos aquilo que voce já estava vendo. Busco isso todos os dias!

7. Tenho meus valores, crenças, mas estou aberto para o desconhecido
Tenho essa qualidade porque embora tenha minhas crenças e valores, respeito outras crenças e me abro para o diálogo. Durante muito tempo, participei de grupos de igreja ecumênicos, onde o mais importante é o diálogo entre várias religiões diferentes. fiz inclusive vários cursos para aprender sobre outras crenças e isso me ajudou a ver beleza em todas, a respeitar outras formas de ver o mundo. O desconhecido só é desconhecido enquanto você não dialoga com ele! depois ele se torna conhecido!!!

8. Procuro me comunicar, mesmo não sabendo falar outras línguas
Tenho essa qualidade porque sou super comunicativa! Não falo perfeitamente o inglês e o espanhol, mas me viro! A linguagem é muito mais do que falar outra língua! você pode se comunicar com gestos, com expressões, com entonações, com olhares! A gente se comunica até no silêncio!!! já trabalhei com pessoas de vários países diferentes e a comunicação fluiu super bem! lógico que ajuda falar bem outra língua....já me coloquei esse desafio...afinal, a gente tem que buscar sempre melhorar!

9. Estou pronto para agir
Tenho essa qualidade porque sou uma pessoa da ação. Sempre me ponho em movimento. em especial, agora, nesse momento, que me sinto pronta, me sinto madura, estou prontíssima para agir! Aliás, já estou agindo!!!

10. Quero compartilhar com os outros, o que aprendi
Tenho essa qualidade porque acredito muito em compartilhar! A gente sempre aprende com os outros! Já dizia o Gonzaguinha: "Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. Por isso a gente é tanta gente onde quer que a gente vá!"
Quero compartilhar sempre mais, porque a gente aprende para partilhar e partilhando a gente cresce!


Nenhum comentário:

Postar um comentário