sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Um pouco sobre a Simone

Escrever sobre a gente mesmo é sempre uma tarefa interessante! É parar e se olhar de outro jeito, como se você estivesse fora de você mesmo, se vendo. Surgem lembranças, momentos vividos, a sua própria história começa a aparecer para você mesmo!
Vou fazer esse exercício agora!
Quem é a Simone?
A Simone é, acima de tudo, uma pessoa que ama viver! Ama conhecer coisas novas, pessoas novas, conversar muito e deslumbrar-se sempre com as experiências! Gosto de uma frase da Clarice Lispector que me fala muito disso: "Viver é esperar sempre mais do que vem nos milagres!"
É lindo né? Saber que sempre tem algo a aprender, a viver, a realizar!
Pois amo viver há 47 anos! A maior parte deles vivi em Santos, minha cidade natal. Cidade de praia, com muitas belezas naturais e um jeito descontraído de ser. Santos é uma cidade acolhedora, do tipo: senta e toma um café, um suco, joga conversa fora...E a Simone, euzinha, também é assim! Adoro receber, fazer jantar com amigos em casa, tocar violão, estar junto!
Pois é! Se eu for falar das coisas que gosto...são muitas!
Adoro viajar, conhecer novas culturas, novas formas de ser, gastronomias diferentes!
Adoro ler, de tudo! Romances, poesias, ensaios....aliás, adoro escrever também!!! Quando começo a ler e escrever, me perco! Mergulho e vou viajando nas palavras, nos sentidos, nas ideias!!! É uma delicia!
Também adoro bater papo, conversar muito, sobre tudo! Adoro conhecer coisas novas, experiencias novas, pessoas com outras ideias!
Uma parte da minha vida que também adoro é minha família! Tenho, além de meus pais, três irmãos, três cunhadas e quatro sobrinhos. Muito do que sou hoje, construí junto com minha família. Meus valores, meus princípios, meu jeito de ser e estar no mundo. Adoro estar junto com eles, celebrando a vida, trocando ideias, aprendendo juntos. Meus pais estão casados há 50 anos e aprendi com eles a importância da doação, da cumplicidade, do compromisso. Aprendi que a gente precisa partilhar muito para ser feliz!
Sempre participei de grupos, de diversas formas. Como minha familia é católica, desde cedo convivi com grupos de jovens na igreja. Isso marcou muito minha trajetória. Participavamos de gincanas, iamos a várias entidades, asilos, creches. Trabalhavamos com moradores de rua. Ao mesmo tempo que eu adorava esses trabalhos, eles também mexiam muito com minhas emoçoes. Eu me questionava muito desde bem pequena sobre a desigualdade que eu via no mundo. E queria muito - ainda quero!- um mundo mais bonito e igual para todos!
Essa vontade de mundo mais fraterno sempre me instigou, sempre me moveu. Trabalhei em vários grupos de jovens, com as mais diferentes entidades, trabalhei com partidos políticos, trabalho em ong.
A busca pela transformação sempre me moveu. Ela foi mudando ao longo da minha história. Fui encontrando pessoas e vivendo momentos que me fizeram pensar em formas novas de fazer o mundo que queremos. Nesse caminho foi que conheci o Elos. E só posso dizer mesmo que me encantei! E o encantamento vem do fato de que vi que podemos fazer já o mundo que sonhamos, podemos fazer juntos e podemos fazer com alegria!!!! Quer mais?!!!
To aqui pensando se já escrevi muito....como gosto muito de escrever, tenho que ter cuidado para não extrapolar...rsrs
Mas também tenho que dizer que nesse caminho, escolhi ser professora! E adoro dar aulas! Adoro o encontro com diferentes alunos, que tem tantas ideias e saberes diferentes! As aulas são momentos incriveis de troca de saberes! E hoje tenho paixão por tentar inovar! Por tentar construir aulas mais desafiadoras, que instiguem os alunos a saber, que os apaixone pela aventura do conhecimento!!!
Esse tem sido meu caminho...ele é cheio de descobertas, de histórias incriveis e lógico que também tem algumas dificuldades...Mas as dificuldades nos ajudam a crescer, nos ajudam a repensar quem somos, nossos sonhos e escolhas!
Esse caminho vamos trilhar juntos, com tudo que isso tem de desafiador e maravilhoso!
Sei que esse caminho do sim vai ser uma experiência espetacular!!!! Vamos juntos!
Eu me chamo Simone e digo SIM!
                                                              eu e meus pais e irmãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário