quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Prova do Fogo - Um caminho de entusiamo

Hoje dei continuidade as aulas da Dona Maria José. ela ficou tão feliz quando leu as primeiras palavras que me deu até vontade de chorar!
Recortei em revistas algumas palavras ou símbolos que tivessem relação com o cotidiano dela e fomos para aula, montar palavras e frases. Também separei um livro que ela pode fazer algumas lições, para ir melhorando a leitura e a escrita.





Ela arrumou um caderno e disse que vai enche-lo todo, com muitas lições! A alegria dela quando conseguiu ler algumas palavras foi contagiante! Vamos continuar com as aulas até que ela consiga ler tranquilamente.
Fiquei muito feliz com essa ação! Simples, mas super importante para os sonhos da vida da Maria José.

A tarde, fui até a escola "anglo" e fiz uma atividade com algumas das crianças, alunas da escola. A ideia é começar a trabalhar com os sonhos que elas tem e dar continuidade, realizando-os juntos. como as aulas já estão encerrando, fiz a primeira etapa agora, mas vamos continuar em fevereiro.
Conversei com elas, mostrei um vídeo inspirador - o do menino que tenta empurrar um tronco de árvore e acaba motivando as outras pessoas - e começamos a conversar sobre o vídeo e sobre sonhos.
propus que fizessemos um open space, expliquei quais eram as regras e começamos.
Para primeira rodada, surgiram tres temas: conversar sobre um estacionamento para escola, sobre uma quadra coberta e sobre um salão de jogos. Eles toparam super bem e foram escolhendo qual tema queriam conversar.

                           Preparando a sala para a atividade, junto com funcionários da escola



                                     Eu e a professora Karla, diretora da escola

                                                   
                                              Recebendo as crianças para a atividade


Começamos a conversar sobre o que faríamos. As professoras - que são minhas alunas na faculdade - participaram da atividade.

                       Eles estavam super empolgados para participar, querendo dar opiniões e colaborar




                                             Conversando sobre os temas nos grupos


                                                Escolhendo o que querem na sala de jogos


                                                                    Escrevendo sonhos


                                                E no final, para celebrar, dançamos juntos!


                                                         E demos um abraço coletivo!


                                      Conversando com a diretora sobre os sonhos das crianças

E já marcamos uma conversa para fevereiro com as crianças. Quando perguntei como elas estavam saindo da atividade, responderam: "Eu to feliz!"; "Eu nao vejo a hora das obras começarem..." e uma boa parte disse: "Estou ansioso..."

Foi uma tarde incrível! Ver a vontade das crianças em participar, a seriedade com que estavam ali, super a fim de contribuir me deu um gás enorme! Me deu muita certeza do caminho!!! As vezes, só falta mesmo escutar as pessoas, trabalhar junto, apaixonar-se pela vida em conjunto!
E hoje, na escola, as crianças disseram sim, do jeito delas, com os sonhos delas, mas disseram sim para o melhor mundo que sonham!

Nenhum comentário:

Postar um comentário