quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

NHANDEREKÓ

E para começar essa tarefa, pensando em todo esse caminho, me vem uma poesia na cabeça. Partilho com vocês:

"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito. 

Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas, 
que puxa válvulas, que olha o relógio, 
que compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis, 
que vê a uva etc. etc. 

Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas."

Manoel de barros


Eu me sinto assim: Renovar o homem, usando borboletas! Usando beleza, usando liberdade, com muitas cores, com muita leveza!!!

A tarefa pede que a gente avalie algumas frases, pensando em todo processo, em todas as experiências, nas pessoas que encontramos, nas sensações. Vamos lá!

1.Acredito na transformação do mundo de forma concreta
Eu tenho essa qualidade porque Acredito cada vez mais! Sempre acreditei, mas fazer esse caminho do sim, renovou em mim meus sonhos, meus desejos, a percepção da força e da beleza do coletivo, do sonhar e fazer juntos. Hoje quando fui dançar com as crianças na atividade, pedi que elas sentissem o próprio coração, que sentissem o coração dos amigos, que se conectassem. Foi tão mágico! Eles estavam juntos! Estavam tentando sentir o ritmo dos colegas e dançar juntos!
Quando estava com a Dona Maria José, ensinando as letras e palavras, a vontade dela de aprender, de ler e escrever era incrível! A gente pode transformar o mundo assim, nos lugares onde estamos, com as pessoas com as quais convivemos. Podemos fazer isso juntos e sendo felizes! Entusiamo quer dizer que você está em Theos, em Deus, que se sente pleno! eu hoje estou me sentindo plena!!!! E isso é incrível!

2. Consigo equilibrar sonhos + emoções, vontades e ações
Eu tenho parte dessa qualidade porque já consigo equilibrar melhor meus sonhos com minhas emoções, vontades e ações. Me sinto como se estivesse dormindo em alguns aspectos e começasse a acordar. E acordar é algo muito bom, quando você vê que pode fazer muito mais, que pode sonhar sonhos incríveis, que pode realiza-los! Quando a gente equilibra sonhos e ações é que a gente vai se sentindo pleno! E é exatamente assim que estou me sentindo agora. Quero continuar trilhando esse caminho, equilibrando sempre mais as minhas emoções e as minhas ações, aquilo que sonho e aquilo que realizo!

3. Posso articular redes sociais e mobilizar pessoas para uma causa
Tenho essa qualidade, mas sinto que posso aprimorá-la muito mais! Participo de muitas redes e posso conectá-las cada vez mais. Com as atividades do caminho do sim já consegui mobilizar redes que não estavam articuladas, como no caso do meu prédio. Com as duas atividades que fiz, as aulas da Dona Maria José e a arrumação do bicicletário, outros moradores do prédio começaram a pensar no que podemos fazer juntos, para melhorar o lugar em que todos moramos. Foram tocados e começaram a querer se mobilizar! isso é muito bom! 
na atividade com as crianças, também mobilizei as pessoas, ou melhor, acho que nos mobilizamos todos juntos! O que nos dá garra e aumenta nossa vontade, é saber que podemos fazer juntos, é partilhar sonhos!

4.  Tenho capacidade de transformar sonhos em realidade
Tenho essa qualidade porque estou transformando meus próprios sonhos em realidade! Me coloquei em movimento e está sendo muito bom ver tudo se mover também! É como diz um poema: caminhante, não há caminho. O caminho se faz ao caminhar! É muito isso! Quando você se coloca em movimento, as coisas começam a acontecer! todo o Universo conspira a seu favor! Quero cada vez mais realizar e fazer acontecer já o mundo que sonho! E quero fazer isso de um jeito alegre, divertido, com toda leveza que for possível!!!

5. Sou uma pessoa criativa
Tenho parte dessa qualidade porque posso ser muito mais criativa do que sou hoje. Posso aprender muitas coisas novas, criar novos jeitos de perceber e fazer. Participar do Guerreiros vai me ajudar muito nesse sentido, porque vai me conectar muito mais comigo mesma, vai me conectar com outras pessoas que podem partilhar muitas ideias novas comigo. Tenho uma tendência a racionalizar as coisas e aprender a sentir-se, a sentir o outro, a mergulhar fundo nas experiências, pode me ajudar a racionalizar menos e perceber mais as próprias emoções e vontades.

6. Procuro Inovar nas atitudes
Tenho parte dessa qualidade porque assim como posso ser mais criativa, posso inovar muito mais! Já busco inovações, busco caminhos novos, que possam ser melhores do que os que já conheço. Mas inovar é algo que devemos buscar sempre, porque se mudam as fases da vida, se mudam os desafios, isso exige que pensemos de novas formas, que busquemos outros olhares. 

7. Tenho meus valores, crenças, mas estou aberto para o desconhecido
Tenho essa qualidade porque sou muito aberta a conhecer pessoas e ideias novas. Acredito que mesmo que a gente tenha valores e crenças, deve sempre estar aberto a ouvir e conviver com outros valores e crenças. Fazer esse caminho do sim ajuda muito a se abrir para o desconhecido, porque nos coloca em posição de escuta, de partilha, de ir ao encontro do outro. Li um livro muito lindo, do Nilton Bonder, que fala bastante sobre estar aberto ao outro, ao desconhecido, aquilo que não é nossa própria crença: "Tirando os sapatos". recomendo muito a leitura desse livro! è um mergulho tremendo na perspectiva da alteridade!

8.  Procuro me comunicar, mesmo não sabendo falar outras línguas
Tenho essa qualidade porque me comunico mesmo, de qualquer forma! mesmo quando não domino uma outra língua, descubro um jeito de me comunicar com o outro. Por meio de gestos, falando do jeito que consigo e o interessante é que a gente sempre consegue, mesmo sem o domínio da língua! Mas mesmo assim, já estou fazendo um curso de inglês, porque não custa se aprimorar, né?

9. Estou pronto para agir
Tenho essa qualidade porque estou prontíssima para agir!!! Aliás, já estou agindo! Já me coloquei em movimento e fazer esse caminho do sim é uma prova disso! Me considero uma pessoa super de ação, costumo realizar mesmo! E nesse momento, diria que estou no auge desse processo!

10. Quero compartilhar com os outros, o que aprendi
Tenho essa qualidade porque acredito muito em compartilhar, em aprender juntos! Participar do Guerreiros sem Armas vai ser uma super chance de compartilhar com diversas pessoas, de lugares e culturas diferentes! E quanto mais a gente compartilha, mais a gente mesmo aprende. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário